
O que é ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?
Alimentação saudável é um assunto sempre na moda. Sempre tem o lançamento de uma dieta milagrosa ou um produto fantástico, sempre com o apelo de saudável.
Ter uma alimentação saudável ajuda a vivermos melhor, traz mais bem estar, ajuda a prevenir doença e ainda é fundamental para melhorar a resposta ao tratamento quando ficamos doentes.
Mais afinal, como essa tal de alimentação saudável?
Simples: COMA MAIS COMIDA DE VERDADE!
E o que seria isso? O Guia Alimentar para População Brasileira (2014) define bem.
As recomendações do Guia Alimentar são resumidas em:
“Dez Passos para uma Alimentação Adequada e Saudável”:
- Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
- Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
- Limitar o consumo de alimentos processados;
- Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
- Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
- Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
- Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
- Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
- Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
- Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
Regra de ouro: prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.
Na tabela abaixo segue a explicação do que é e quem são esses alimentos.
IN NATURA ou MINIMAMENTE PROCESSADOS |
PROCESSADOS | ULTRAPROCESSADOS | |
Os alimentos como estão na natureza. | Não envolve agregação de sal, açúcar, óleos e outras substancias. | Adição de sal, açúcar, óleos e outras substâncias de uso culinário.
|
Formulações industriais feitas de substancias extraídas de alimentos ou sintetizadas em laboratório (corantes, conservantes, realçador de sabor) |
Legumes, verduras, frutas, batata, mandioca e outras raízes e tubérculos in natura ou embalados, fracionados, refrigerados ou congelados;
Arroz branco, integral ou parboilizado, a granel ou embalado; milho em grão ou na espiga, grãos de trigo e de outros cereais; Feijão de todas as cores, lentilhas, grão de bico e outras leguminosas; Cogumelos frescos ou secos; Frutas secas, sucos de frutas e sucos de frutas pasteurizados e sem adição de açúcar ou outras substâncias; Castanhas, nozes, amendoim e outras oleaginosas sem sal ou açúcar; Cravo, canela, especiarias em geral e ervas frescas ou secas; farinhas de mandioca, de milho ou de trigo e macarrão ou massas frescas ou secas feitas com essas farinhas e água; Carnes de gado, de porco e de aves e pescados frescos, resfriados ou congelados; Leite pasteurizado, ultrapasteurizado (‘longa vida’) ou em pó, iogurte (sem adição de açúcar); Ovos; Chá, café, e água potável. |
Cenoura, pepino, ervilhas, preservados em salmoura ou em solução de sal e vinagre;
Extrato ou concentrados de tomate (com sal e ou açúcar); Frutas em calda e frutas cristalizadas; Carne seca e toucinho; sardinha e atum enlatados; Queijos; pães feitos de farinha de trigo, leveduras, água e sal.
|
iogurte com sabor, diet, light, cereais matinal, barrinha de cereal,
Biscoitos cream craker, maisena e outros. Bolo pronto ou misturas para bolo Chás e água de coco industrializados, Refrigerantes, mate leão, sucos de caixinha. Salsichas, presunto, blanquet, peito de peru, mortadela “macarrão e sopa instantânea” temperos prontos em cubinho Sorvetes, balas e guloseimas em geral, produtos panificados (pão francês)
|
|
Em caso de dúvidas, deixe nos seus comentários. E para uma orientação mais personalizada consulte o nutricionista.
REFERÊNCIA: BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
Essas e outras dicas você confere na nossa CATEGORIA SAÚDE FÍSICA, dê um passadinha por lá e fique à vontade para curtir, comentar, compartilhar e participar conosco.
Um grande beijo a todos!
Lene Resieri