O que é ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

Alimentação saudável é um assunto sempre na moda. Sempre tem o lançamento de uma dieta milagrosa ou um produto fantástico, sempre com o apelo de saudável.

Ter uma alimentação saudável ajuda a vivermos melhor, traz mais bem estar, ajuda a prevenir doença e ainda é fundamental para melhorar a resposta ao tratamento quando ficamos doentes.

Mais afinal, como essa tal de alimentação saudável?

Simples: COMA MAIS COMIDA DE VERDADE!

E o que seria isso? O Guia Alimentar para População Brasileira (2014) define bem.

As recomendações do Guia Alimentar são resumidas em:

“Dez Passos para uma Alimentação Adequada e Saudável”:

  1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
  2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
  3. Limitar o consumo de alimentos processados;
  4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
  5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
  6. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
  7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
  8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
  9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
  10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

Regra de ouro: prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.

 Na tabela abaixo segue a explicação do que é e quem são esses alimentos.

IN NATURA ou

MINIMAMENTE PROCESSADOS

PROCESSADOS ULTRAPROCESSADOS
Os alimentos como estão na natureza. Não envolve agregação de sal, açúcar, óleos e outras substancias. Adição de sal, açúcar, óleos e outras substâncias de uso culinário.

 

Formulações industriais feitas de substancias extraídas de alimentos ou sintetizadas em laboratório (corantes, conservantes, realçador de sabor)
Legumes, verduras, frutas, batata, mandioca e outras raízes e tubérculos in natura ou embalados, fracionados, refrigerados ou congelados;

Arroz branco, integral ou parboilizado, a granel ou embalado; milho em grão ou na espiga, grãos de trigo e de outros cereais;

Feijão de todas as cores, lentilhas, grão de bico e outras leguminosas;

Cogumelos frescos ou secos;

Frutas secas, sucos de frutas e sucos de frutas pasteurizados e sem adição de açúcar ou outras  substâncias;

Castanhas, nozes, amendoim e outras oleaginosas sem sal ou açúcar;

Cravo, canela, especiarias em geral e ervas frescas ou secas;

farinhas de mandioca, de milho ou de trigo e macarrão ou massas frescas ou secas feitas com essas farinhas e água;

Carnes de gado, de porco e de aves e pescados frescos, resfriados ou congelados;

Leite pasteurizado, ultrapasteurizado (‘longa vida’) ou em pó, iogurte (sem adição de açúcar);

Ovos;

Chá, café, e água potável.

Cenoura, pepino, ervilhas, preservados em salmoura ou em solução de sal e vinagre;

Extrato ou concentrados de tomate (com sal e ou açúcar);

Frutas em calda e frutas cristalizadas;

Carne seca e toucinho; sardinha e atum enlatados;

Queijos;

pães feitos de farinha de trigo, leveduras, água e sal.

 

iogurte com sabor, diet, light, cereais matinal, barrinha de cereal,

Biscoitos cream craker, maisena e outros.

Bolo pronto ou misturas para bolo

Chás e água de coco industrializados,

Refrigerantes, mate leão, sucos de caixinha.

Salsichas, presunto, blanquet, peito de peru, mortadela

“macarrão e sopa instantânea”

temperos prontos em cubinho

Sorvetes, balas e guloseimas em geral,

produtos panificados (pão francês)

 

 

 

Em caso de dúvidas, deixe nos seus comentários. E para uma orientação mais personalizada consulte o nutricionista.

 

REFERÊNCIA: BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

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Um grande beijo a todos!

Lene Resieri