Por que a comida de hospital é geralmente insossa? Ou seja sem sabor, com pouco sal?

Este post que a nossa nutricionista Viviane Sagrillo preparou pra nós, tem dicas valiosas que valem a pena conferir!

Quando estamos em tratamento de alguma doença um motivo de chateação é comer, já vem logo as piadinhas com relação a comida do hospital que geralmente é insossa (sem sabor, com pouco sal). A verdade é que doentes ou não precisamos urgentemente redescobrir o verdadeiro sabor dos alimentos. O consumo exagerado do sal – seja por adição na hora de preparar a comida, seja por consumo de temperos prontos, ou seja, pelo alto consumo de alimentos industrializados. Não tem feito bem a saúde da população em geral.

A verdade é que esse desequilíbrio no consumo de sódio está relacionado a varias doenças como hipertensão arterial, pedra nos rins, AVC e até câncer de estomago. Além de que uma comida mais salgada é contraindicada na presença de vários sintomas de pessoas em tratamento como inchaço, perda de apetite, boca seca, dentre outros.

Mas então o que fazer?

Devemos evitar o consumo de alimentos riquíssimos em sal como:

  • Enlatados (azeitona, milho, ervilha, palmito) e preferir as suas versões frescas;
  • Embutidos (nuggets, hambúrguer, salsicha, linguiça, presunto, apresuntado, peito de peru…) – para os hambúrgueres e nuggets há opções de versões caseiras;
  • Biscoitos salgadinhos – industrializados;
  • Tabletes de temperos como caldo de galinha, legumes dentre outros. – para esses também há opções caseiras muito mais nutritivas e saborosas que podem ser congeladas.

Há ainda a opção de sais de ervas secas e sal verde que além de dar um gosto especial são mais nutritivos e ainda reduzem o teor de sódio nas preparações.

Segue abaixo uma receita de sal de ervas para você experimentar na sua casa.

SAL DE ERVAS

Coloque partes iguais (ex.: 1 colher de sopa) das ervas secas:

  • Alecrim
  • Manjericão
  • Orégano
  • Salsinha
  • Gergelim branco tostado (opcional)
  • Sal Marinho

Bata tudo no liquidificador.

E é só guardar num pote de vidro bem fechado e usar no lugar do sal comum.

Sem sal não quer dizer sem sabor, é verdade que talvez nos primeiros dias o paladar é um pouquinho diferente do que estamos acostumados, mas isso passa porque as papilas gustativas se renovam e assim vamos redescobrindo os sabores. E esses muito salgados é que passam a serem desinteressantes.

Abraço,

 

Então meninas, gostaram? Caso vocês tenham alguma dúvida ou sugestão de tema podem nos enviar através do FALE CONOSCO, ou mesmo podem nos enviar através dos comentários logo aqui abaixo.

 

Compartilhem, curtam, comentem, sintam-se a vontade em interagir conosco Ok? Estamos aqui para buscarmos o melhor para vocês.

Um grande beijo.

Lene Resieri