Sabe aquela desculpa ¨amanhã eu começo a fazer caminhada¨, ou aquela tradicional frase ¨preciso fazer uma atividade física¨, pois é agora temos um bom motivo.
Pode-se dizer que caminhar faz bem praticamente para todo mundo, mas 10 mil casos de câncer de mama e de cólon poderiam ser evitados anualmente na Grã-Bretanha se as pessoas adotassem a caminhada rápida como atividade física diária. Quem afirma é o Fundo de Investigação Mundial do Câncer.
Claro que não é só a caminhada. Todos os exercícios físicos que aceleram o ritmo cardíaco ajudam, por terem impacto sobre os níveis hormonais.
 A Sociedade Americana do Câncer informou também que a atividade física reduz o risco do câncer de mama e de próstata, pois regula os hormônios. No caso do câncer de cólon, o exercício pode acelerar o processo digestivo, diminuindo o tempo que substâncias perigosas permanecem em contato com as paredes dos intestinos.
Não precisa ser na academia, nem passar horas correndo por aí. Trocar o carro por bicicleta, ir ao trabalho a pé, gastar um tempinho a mais subindo escadas ou começar o dia com uma caminhada ou natação já promove um tremendo benefício para sua saúde.
Afinal, se você tem 24 horas num dia, não é nada demais tirar meia horinha para isso. Como um hábito e um compromisso com você.
Eu já tirei o meu tênis do armário e cai na estrada e você?